Descubra como aperfeiçoar o cadastro de hóspedes no seu hotel

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DicasGestão Hoteleira

Você já parou para pensar que aperfeiçoar o cadastro de hóspedes no seu hotel pode trazer mais agilidade no atendimento? Algumas pequenas mudanças podem fazer toda a diferença nesta etapa.

Padronizar a base de dados que você já possui, ou ainda pretende criar, é muito importante, afinal, ela serve como uma espécie de histórico de todos os seus clientes. A ideia aqui é criar um roteiro a ser preenchido com esses dados, como por exemplo:

  • Nome;
  • Data de nascimento;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Quantos dias ficará no hotel;
  • Número de acompanhantes;
  • Forma de pagamento;
  • Registro com as sugestões.

Listas como essas também facilitam buscas posteriores para pesquisas de desempenho em épocas especificas do ano ou até mesmo para montar perfis de clientes. E, lembre-se de não deixar qualquer informação para depois. O ideal é recolher todos os dados durante o check-in ou check-out.

Atualizar o cadastro sempre que houver um novo check-in também é muito importante, isso por que se você conseguir manter esta base de dados atualizada, todo trabalho será mais fácil. A dica é aproveitar o momento de agendamento da estadia para pedir a atualização de informações para indicar novos dados ou confirmar aquilo que já está salvo.

Utilizar as ferramentas certas também pode causar uma boa impressão. Esqueça o papel e caneta, atualmente os melhores métodos são no computador. Além de melhorar todo o processo o tornando mais rápido, a probabilidade de perder essas informações é ainda menor.

E, pensando em melhorar ainda mais o trabalho de pesquisa no banco de dados, a dica é classificar os hóspedes em categorias com as informações já coletadas anteriormente. Além de poder oferecer um serviço diferenciado, a classificação ainda permite que você mostre o quanto conhece as necessidades de cada hóspede.

Todas essas dicas trazem benefícios ao seu hotel, mas o mais importante é que você terá maiores chances de fidelizar o hóspede por meio de diversas situações, sempre procurando melhor atende-lo. Agora você já está pronto para surpreender o cliente!

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